Diversos materiais são descartados diariamente, mas você sabia que, por meio de uma gestão eficiente de resíduos, é possível transformá-los em novos recursos? Neste artigo, vamos explorar a comercialização e a reciclagem de resíduos, bem como a importância de tais práticas para o ambiente. Continue a leitura!
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a reciclagem de resíduos é definida como um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. Ou seja, resíduos que seriam “jogados fora” serão aproveitados como matérias-primas ou insumos na indústria, no agronegócio e em outras atividades, depois de passar pelo processo de transformação do seu estado físico, físico-químico ou biológico.
Então, vamos aprofundar um pouco mais? Você já parou para pensar, como essas técnicas de reciclagem surgiram? Quem pensou nelas primeiro? Discutiremos essas questões no tópico a seguir!
De acordo com um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) civilizações antigas como os hindus, possuíam regras explícitas de como descartar seus excrementos e os restos dos animais sacrificados, assim como todo o lixo produzido no reino. Com o crescimento populacional ao longo do tempo, surgiu a necessidade de organizar os resíduos gerados, e isso incentivou a criação dos primeiros serviços de coleta de lixo.
No século XX, a questão se agravou ainda mais com o aumento das atividades industriais. Logo, o lixo orgânico passou a ser o menor dos problemas e surgiu a necessidade de criar processos capazes de evitar o acúmulo de resíduos sólidos. O problema piorou com as grandes guerras e as crises econômicas.
Então não tinha outro jeito, era preciso racionar produtos, aproveitar e reutilizar materiais.
Um marco interessante nesse processo foi a criação de conceitos para sistematização, como os 5 Rs. Esse conceito nasceu com três movimentos: reduzir o consumo, o desperdício e a geração de lixo, reutilizar materiais, utensílios, produtos e reciclar através de processos industriais tudo o que for possível.
Mas, com o passar do tempo, o conceito evoluiu para cinco ações, incluindo: repensar o consumo e recusar o que causa dano para o meio ambiente. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso guia: Os 4Rs da Sustentabilidade: você sabe o que significam?
A reciclagem é uma das opções de tratamento mais usadas por empresas especializadas em gerenciamento de resíduos sólidos, por se mostrar muito vantajosa, tanto do ponto de vista ambiental, quanto do social e do econômico. Ela reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo em aterros, dá emprego a milhares de pessoas e movimenta milhões de reais em vários níveis da cadeia produtiva.
Sem contar que, destinando os resíduos da sua empresa para a reciclagem ela contribuirá para a redução de consequências da não reciclagem, como por exemplo, a ampliação da vulnerabilidade dos recursos naturais causada pela extração de matérias primas virgens, a redução da vida útil de aterros sanitários e industriais, o aumento da poluição por uso de combustíveis fósseis e de possíveis contaminações de solo, água e ar.
E claro, um grande incentivador da reciclagem no meio corporativo, especialmente para grandes geradores, é a capacidade que ela tem de gerar receita com a comercialização dos materiais e reduzir os custos com o descarte de resíduos.
De acordo com os dados divulgados pelo IBGE no relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) de 2008, o campeão absoluto da reciclagem no Brasil é o alumínio. Quando se trata dessa matéria-prima, 91,5% da que é processada na indústria vem da reciclagem.
Depois do alumínio seguem em ordem decrescente os resíduos, embalagens pet, vidro, latas de aço e papelão com taxas entre 43% e 55%.
O fato é que ainda reciclamos pouco, no geral cerca de 13% dos resíduos que geramos, enquanto alguns países já alcançaram taxas de reciclagem acima de 50%.
No Brasil, o crescimento dos índices de reciclagem estão mais associados ao valor das matérias-primas na indústria, aos altos níveis de pobreza e desemprego do que à educação ambiental.
Os grandes volumes de materiais reciclados são gerados nas áreas industriais e comerciais. E apesar dos avanços estruturais desse mercado, os valores dos materiais ainda sofrem muitas oscilações bruscas de preço.
Consultamos uma empresa mineira especializada na comercialização de resíduos recicláveis e chegamos ao ranking abaixo:
A reciclagem, além de contribuir muito com o desenvolvimento sustentável, gera riqueza. Isso porque ela transforma resíduos que seriam destinados para aterros em novos produtos, matéria-prima e insumos para a cadeia produtiva.
Se você chegou até aqui, já sabe a importância de destinar os resíduos gerados pela sua empresa à reciclagem. A comercialização responsável cumpre um papel fundamental nisso, envolvendo um conjunto de práticas e processos que visam uma gestão adequada e sustentável do que você gera. Por isso, reunimos algumas vantagens de adotá-la na sua organização. Confira!
Em primeiro lugar, ao adotar práticas eficientes de gerenciamento de resíduos, você evita gastos desnecessários com armazenamento, transporte e descarte inadequado. Além disso, a venda de resíduos recicláveis pode gerar uma fonte de receita adicional para sua empresa. Com a ajuda da nossa equipe especializada, você maximiza seus recursos e alcança uma gestão mais sustentável e econômica.
Outro aspecto relevante é que com uma gestão adequada, sua empresa consegue otimizar o aproveitamento de recursos, reduzindo desperdícios e maximizando a utilização de materiais recicláveis. A comercialização responsável de resíduos ainda pode trazer benefícios econômicos, por meio da venda de materiais recicláveis. Como resultado, sua empresa pode obter um ciclo mais sustentável e lucrativo.
Além disso, adotar essa prática fortalece sua imagem de forma significativa no mercado. Isso porque os consumidores valorizam cada vez mais as organizações que afirmam sua consciência ambiental. Assim, você demonstra seu compromisso com os valores sustentáveis e constrói uma reputação positiva para o seu negócio, conquistando a confiança de ainda mais compradores.
A comercialização responsável de resíduos envolve a identificação, separação e classificação de materiais, assim como opções de reciclagem, reutilização e uma destinação final adequada. Com ela, sua empresa pode minimizar o impacto ambiental do manejo inadequado de resíduos, promovendo a economia circular e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.
Por fim, quando você se conecta com empresas especializadas no gerenciamento de resíduos, é possível obter acesso a conhecimentos e recursos necessários para otimizar sua cadeia produtiva. Essas parcerias fornecem soluções inovadoras e eficientes para o tratamento e aproveitamento dos resíduos, reduzindo custos e impactos ambientais. Sem contar que ao colaborar com outras organizações comprometidas com a sustentabilidade, você fortalece sua rede de contatos e amplia suas oportunidades de negócio.
Por isso, conte com a Biocomp para para cuidar de todas as ações envolvendo a organização, coleta e destinação final dos resíduos da sua empresa. Juntos, criaremos o ambiente propício para simplificar sua operação e obter resultados incríveis! Fale conosco!
Autoria: Emanuela Figueiredo e Myllena Bermudez
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade