SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Dia Mundial do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente começa no dia 1º e termina no dia 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo na Suécia, realizada em junho de 1972.  O evento tinha o objetivo de convocar a sociedade para discutir sobre a degradação do meio ambiente e a importância de buscar soluções para melhorar a relação do homem com a natureza.

A Conferência é considerada o primeiro grande esforço mundial para tratar da problemática ambiental. Teve a participação de líderes mundiais de vários países, que foram questionados sobre o pensamento predominantemente aceito, até então, de que os recursos naturais eram inesgotáveis, chamando a atenção de todos para a finitude dos recursos e para problemas relacionados a exploração desordenada da natureza.

No Brasil a Semana Nacional do Meio Ambiente foi instituída pelo Decreto nº 86.028, de 27 de Maio De 1981 em todo o território nacional. Desde então, na primeira semana de junho, escolas, governos, empresas, organizações em geral tem promovido eventos e debatido sobre temas relacionados a sustentabilidade.

É uma oportunidade para reflexão e ação. Engajar pessoas para discutir sobre o assunto, propor soluções e viabilizar projetos que contribuam para o desenvolvimento ambiental e economicamente viável.

 

Texto: Emanuela Figueiredo