1º ENCONTRO TÉCNICO PARA AGRICULTORES DA BIOCOMP

1º ENCONTRO TÉCNICO PARA AGRICULTORES DA BIOCOMP

O Uso do Adubo Orgânico na Agricultura

Aconteceu no dia 03 de junho, na cidade mineira de Papagaios, o 1º Encontro Técnico para Agricultores da Biocomp, com o tema “O Uso do Adubo Orgânico na Agricultura”.

O encontro foi realizado na usina de compostagem da empresa, e teve como objetivo conscientizar os agricultores da região sobre os benefícios de utilizar o adubo orgânico nas suas plantações.

Resumo do Evento

Após o cadastramento, os participantes foram convidados a tomar um café e saborear as delícias culinárias de Papagaios. A ação teve o intuito de “quebrar o gelo” e promover a troca de experiências entre os produtores rurais.

Em seguida, o Sr. Israel Capanema, um dos sócios da empresa, abriu oficialmente o evento contando um pouco da história da Biocomp e dos desafios superados para desenvolver o fertilizante orgânico “Aduba Mais”. Relatou o sucesso obtido pelos agricultores que apostaram no produto, desde a fase inicial da produção, e comentou sobre a resistência de muitos em experimentar a adubação orgânica, ainda muito mistificada na região.

O sócio e diretor técnico da Biocomp, Sr. Filipe Penha, e o engenheiro ambiental Fernando Costa, deram sequência palestrando acerca do processo de compostagem. Falaram do desenvolvimento dos micro-organismos eficientes – EMs – da Biocomp e da expertise alcançada para produzir fertilizante orgânico de alta qualidade nutricional em grande escala.

O detalhamento técnico do Aduba Mais ficou a cargo do Engenheiro Agrônomo Janssen Corrêa. Ele também discursou sobre os benefícios da adubação orgânica e da importância da compostagem para a produção de adubo livre de contaminantes. Apresentou dados financeiros e comparou o método tradicional com o método de introdução de fertilizante orgânico na adubação. Simulou a redução de custo e o benefício propiciado para o agricultor no médio e no longo prazo.

Participaram do encontro produtores rurais da região Centro-Oeste de Minas Gerais, entre eles o prefeito de Papagaios, Sr. Mário Reis Filgueiras.

Os agricultores visitaram a área de compostagem da Biocomp e acompanharam de perto o processo de revolvimento das leiras em plena atividade microbiológica.

Após a visita, os diretores da empresa agradeceram a presença de todos e o evento foi encerrado na expectativa dos próximos que virão.

 

Autoria: Emanuela Figueiredo